terça-feira, 28 de agosto de 2012

Um tanto Insano

Uma vez disseram a mim na infância que ninguém nasce louco, que a loucura ela é despertada por um gatilho. Fico imaginando em que momento nas nossas vidas tem o “gatilho da loucura”, são lembranças, fatos? Não sei
Pra mim são lembranças, beiro a loucura e a sanidade todos os dias, mas é uma convivência por hora sadia, ainda a controlo, tenho as rédeas, às vezes as lembranças me remetem a momentos da minha vida que penso sinceramente se é a hora de enlouquecer. Tem uma música que diz um verso no qual admiro: será que já posso enlouquecer ou devo apenas sorrir? Vivo sorrindo, sorrio todos os dias, sempre... Mas às vezes gostaria de fazer tudo que me viesse na mente ainda que as pessoas achassem que é loucura. Mas o que é loucura mesmo? Busquei no Google: Qualidade ou caráter do que é louco. Doença mental; doidice; demência, insanidade. Ato próprio de louco. Ato de extravagância, de imprudência: fazer uma loucura, loucuras da mocidade.
Aí pensei o que é sanidade? Novamente o Google: Qualidade de são; higiene, salubridade.
Sanidade e seu significado não faz muito sentido, loucura é o mesmo que extravagância, imprudente... Conclusão, eu to bem de saúde, sou extravagante e um pouco imprudente. O que exatamente isso significa? Devo procurar um médico?
Daria outras definições a essas palavras.
Sanidade: Seguir o que a sociedade rege não fazer nada do que ela julga “normal”, não agir de maneira estranha, não falar sozinho mesmo que seja consigo mesmo, não quebrar regras.
Loucura: Se opor as leis da sociedade, fazer o avesso do normal, ser feliz em demais, triste demais, querer morrer quando algo ruim lhe acontece, ser ousado, audacioso, jovem, ser bom em excesso, acreditar nas pessoas, amar as pessoas.
E eu sei que sempre fui chamada de louca por ser feliz demais? Mas as pessoas não entendem que eu faço o que quero e elas entendem o que bem querem...
Sabe, bem na real, acho que enlouquecer seria algo como sair do seu próprio eixo, fazer o que você não faz, por exemplo: sou do tipo feliz, meio elétrica, nunca choro por besteira a não ser de raiva ou sob muita pressão, sou muito ousada falo o que bem penso, amo viver... eu enlouqueceria quando eu ficasse deprimida, chorasse por tudo, não sorrisse mais, quisesse morrer, ficasse trancada dentro de casa com medo de enfrentar o mundo lá fora, confesso que pensei em fazer isso em alguns momentos e em alguns talvez eu tenha feito mesmo que tenha sido por 1 dia ou 2, mas eu fiz. Mas essa é a minha visão de uma loucura depressiva, por que essa palavra sempre me lembra de algo ruim, tipo “você está louco?!”, nossa quando ou ouço isso parece atormentador, mas á aqueles que são os loucos de amor, que fazem loucuras de amor, eu já fiz algumas, me arrependo da maioria, de repente se não me arrependesse não seria loucuras né?
Na verdade, no fundo, loucura tem seu lado bom e ruim, basta o gatilho, e é ele que faz toda a diferença, minha loucura atual é escrever, meu gatilho? Marta Medeiros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário